Downloads

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Sistema Kan Ban


O sistema Kan Ban surgiu no Japão. Mais exatamente em uma fábrica chamada Toyota que, na época, fabricava apenas caminhões. Em 1953, logo após a 2ª G.M., os japoneses perceberam a necessidade de um sistema eficaz que reduzisse os custos e acelerasse a produção. Taiichi Ohno, o idealizador, ao visitar um supermercado verificou a organização dos produtos nas prateleiras. Todas as mercadorias eram controladas por cartões. A retirada dos produtos pelos consumidores avisavam visualmente a solicitação da compra de mais produtos. Era um sistema simples que Taiichi presenciou que garantia um fluxo de mercadorias ordenado. Surgia assim o método Kanban de produção criado por Taiichi Ohno.

Na verdade, Taiichi chamou seu novo método de Kanban justamente por causa dos cartões. Kanban, na tradução, significa Cartão Visível, apresentável e identificável. Levou a idéia para a indústria Toyota onde aplicou com sucesso o método após estudos e aprimoramentos.
Toda empresa que tenha o método Kanban sabe que o desrespeito a alguma das etapas coloca em risco a confiança na quantidade e qualidade final dos produtos fabricados. Por isso os funcionários devem passar por treinamentos para que saibam exatamente como funciona o Kanban e seus métodos. Funcionários treinados são beneficiados diretamente, pois enriquecem seu currículo, tem um setor de trabalho mais organizado e crescem juntamente com a empresa.

Na figura acima está apresentado um exemplo de quadro de Kanbans, ou seja, uma quadro que sinaliza a ordem, prioridade e quantidade de produtos para fabricar.
O sistema também é cunhado de "produção puxada" porque os cartões, ou outro tipo de sinalizador, estão "amarrados" e dependentes de processos anteriores e posteriores na fabricação. Por isso o uso correto do sistema garante que o processo posterior respeita o anterior e a retirada de um cartão para o local incorreto é proibido por romper o ciclo da produção. Além disso qualquer produção que exceda a quantidade que o Kanbam determna, não é permitida.

Vale lembrar que Kanban é um sistema que surgiu com um idéia colocada em prática e aprimorada com o tempo. É composto de métodos com um só objetivo: Reduzir o estoque. Todos os benefícios gerados com o objetivo como qualidade, redução dos custos e tempo de produção são consequências, esperadas, é claro. Por isso chamar um cartão de "Kanban" é errado. Kanban é um sistema mais complexo que um mero cartão ou outro artifício para sinalização.

Métodos de sinalização:
Nem só de cartão é composto um Sistema Kanban de uma empresa. O cartão pode ser substituído por outros artifícios como luzes, caixas vazias e até locais vazios demarcados. Porém o cartão, a idéia original de Taiichi Ohno de 1953 ainda é o método mais utilizado no mundo.

Como funciona o ciclo de um cartão de Kanban de uma empreza?
Coloca-se um cartão de Kanban em quadro ou caixa do primeiro setor de produção. Tal cartão indica a quantidade de peças para fabricar e o destino das peças, ou seja, o próximo setor que dará continuidade na produção. Após o primeiro estágio de produção o cartão segue adiante ou é substituído por outro. No final da produção, geralmente no setor de expedição, o cartão volta para o ponto de partida informando que novas peças devem ser produzidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário